Notícias

início / Notícias

A influência do frio para a agricultura

A influência do frio para a agricultura

Julho chegou e trouxe com ele o frio esperado para o inverno. Com previsão de mínimas negativa, o clima pode afetar tanto positivamente quanto negativamente o agrocomércio.

Confira a importância do inverno para os cultivos e também como o frio intenso pode prejudicar a sua lavoura.




Os Cultivos de Inverno

Já em 1500 Pero Vaz de Caminha falava sobre a capacidade agro do Brasil - “em se plantando tudo dá”.  A região sul do país, com suas quatro estações bem definidas, é capaz de produzir cultivos de todos os climas

Nas culturas de inverno, como
 trigo, aveia e cevada, o frio é fundamental para o seu desenvolvimento. Além disso, elas possuem uma rápida recuperação em caso de queimas superficiais ocasionadas pelo clima ameno.

As frutíferas, como maçã, pêssego, ameixa e nectarina, necessitam do frio para desenvolver as gemas e ter uma boa produtividade. 

As baixas temperaturas e o clima seco invernal, com bastante sol, também evitam a propagação de doenças fúngicas, como manchas foliares, oídio e ferrugem. 

Temperatura certa no período certo

Caso ocorra calor fora de padrão e da época, por exemplo antes do previsto, as plantas despertam de seu período de dormência. Com a sua ativação antes do tempo, folhas e flores são geradas antes de estarem completamente preparadas para se reproduzir, comprometendo significativamente a produtividade da cultura e a qualidade das frutas.

Portanto, para uma boa produção de trigo, cevada, frutas e aveia, é necessário ter frio em quantidade e qualidade

Um inverno muito rigoroso, com a ocorrência de geadas fortes também é prejudicial para os plantios, pois as baixas temperaturas no solo pode causar o congelamento dos tecidos das sementes, inibindo a germinação uniforme.

Também o frio fora de época é prejudicial aos cultivos. Em setembro as culturas estão em fase reprodutiva, portanto sua resistência a baixas temperaturas diminui. Temperaturas amenas nessa época de formação de grãos, espigamento e floração pode ser fatal aos cultivos. 

Como lidar com o frio ou a sua ausência

Como mostramos, tanto o frio quanto o calor são importantes para a agricultura, com cada cultivo tendo o sua faixa de temperatura ideal.

As culturas de soja, milho e trigo costumam apresentar boa resistência a oscilações climáticas, suportando variações de temperatura sem que a planta morra.

Ainda assim, para evitar efeitos negativos do clima na plantação, se faz necessário um bom planejando, programando qual o melhor momento para realizar o plantio.