Notícias

início / Notícias

De olho no futuro, agricultura digital aumenta a eficiência da produção

De olho no futuro, agricultura digital aumenta a eficiência da produção

A Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação - deste ano, ocorrido em Ribeirão Preto, São Paulo, apresentou diversas tecnologias de última geração para o agronegócio.

As Startups presentes no evento mostraram tecnologias que auxiliam no mapeamento da área de plantio, controle de insetos, daninhas e doenças, além da irrigação e análise de insumos aplicados. 

Essas ferramentas ajudam o produtor a tomar as decisões corretas, aumentando a produtividade e tornando o plantio mais econômico e sustentável. 

Aplicativos

A Xarvio, plataforma de agricultura digital da empresa química BASF, apresentou o Scouting, um aplicativo para identificar espécies de insetos, plantas daninhas e doenças que prejudicam o cultivo.

Basta o agricultor tirar uma foto da área danificada de sua lavoura. A imagem é compartilhada em uma rede de dados que determina quem é o invasor e quais as medidas para combatê-lo. 

O app é gratuito e está disponível para download na Google Play e App Store. É necessário conexão com uma rede de internet para funcionar.

O Field Manager é um sistema de monitoramento de daninhas, também da Xarvio. Nele, um drone registra fotos da lavoura, indicando precisamente os locais onde as espécies invasoras estão, calculando quais áreas é necessário aplicar a pulverização.

Segundo a criadora, isso pode reduzir em até 53% os custos de produção, além de diminuir o uso de água e herbicidas, tornando o cultivo mais sustentável.

Motorizados

A parte motorizada do agronegócio também vem apresentando inovações. A Valtra apresentou o trator S374, com controle total das funções do motor e transmissão por meio de uma tela com tecnologia SmartTouch.

A Mercedes-Benz apresentou um caminhão autônomo, que utiliza a geolocalização para seguir a rota e os comandos dados pelo motorista. Capaz de transportar até 22 toneladas de cana-de-açúcar, ele substitui os tratores, apresentando uma economia de combustível de até 50% e quase metade do gasto com lubrificantes.

Já a John Deere apresentou a colheitadeira S700, o primeiro equipamento do tipo totalmente automatizado. Equipado com um sistema ATA, permite o ajuste automático ao terreno em aclive ou declive, reduzindo perdas na colheita.

A tecnologia a seu favor 

A cada dia surgem novas opções de tecnologias para ajudar na produção. Desde maquinários, até métodos de escaneamento para encontrar problemas na lavoura, as tecnologias têm a proposta de aumentar a produção e diminuir custos. 

Pesquise e descubra qual a melhor para a sua área. Adaptar-se ao desenvolvimento é fundamental para garantir melhores resultados em sua colheita!